Denarium transfere gestantes para hospital voltado ao atendimento de pacientes com Covid.

Na manhã deste sábado, 5, o governo de Roraima transferiu as gestantes internadas na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth para o Hospital Estadual de Retaguarda Covid-19, localizado na Avenida Brasil, no bairro 13 de Setembro.

A informação da transferência foi anunciada pelo secretário de Saúde, Airton Cascavel, num vídeo gravado em frente ao Hospital de Retaguarda. As pacientes foram transferidas em razão de uma reforma geral que deve ser feita na maternidade.

“A partir de hoje [sábado], a maternidade funcionará aqui no Hospital de Retaguarda. Está tudo preparado para receber novos pacientes, e a transferência dos atuais”, informou o secretário.

Ao divulgar a transferência, o governo de Roraima não disse até quando as grávidas serão atendidas no Hospital de Retaguarda nem se haverá cuidados especiais para evitar que as gestantes corram riscos de ser infectadas com Covid-19.

Ainda de acordo com o governo, o local para onde as pacientes foram transferidas tem a mesma estrutura da maternidade, com a capacidade ampliada em pelo menos 30%, o que deve suprir a demanda do Estado.

“Contará com leitos de enfermaria, área de emergência, centro cirúrgico, ambulância, farmácia, laboratório, raio-X, CME [Central de Material e Esterilização], bem como prestação de serviços e toda a estrutura necessária para que o atendimento seja realizado, garantindo segurança e qualidade à população”, detalhou o governo.

‘Espaços distintos’

A reportagem entrou em contato com o governo do Estado para saber até quando o atendimento de grávidas será feito no Hospital de Retaguarda e se as atuais pacientes estão internadas em uma ala próxima à de infectados por Covid-19.

O Portal questionou ainda quais medidas de segurança estão sendo adotadas para evitar possível contágio das grávidas e para onde irão os infectados por Covid, caso haja aumento expressivo nos casos de infectados, uma vez que o Hospital de Retaguarda foi criado para dar suporte ao Hospital Geral de Roraima (HGR), o maior do Estado e referência no tratamento da doença.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que as instalações do Hospital de Retaguarda e da maternidade são estruturas independentes, com acessos exclusivos, sem nenhum tipo de comunicação e com o devido isolamento.

“Todas as regras de biossegurança, conforme recomendação da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] são adotadas e praticadas nas unidades hospitalares da rede estadual de saúde”, afirma.

Ainda de acordo com a Sesau, a previsão de conclusão das obras de reforma e ampliação do Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth é de cerca de seis meses, portanto as pacientes serão atendidas nesse novo espaço no decorrer desse tempo.

“São espaços distintos. A criação da área para atendimento das pacientes da maternidade não interferiu na estrutura do Hospital de Retaguarda. Não houve redução do número de leitos destinados a pacientes com Covid-19 atendidos nessa unidade, que continuará oferecendo o suporte adequado ao Hospital Geral de Roraima”, conclui.