Amazonas fica fora de negociação para aquisição de vacina russa contra a Covid-19

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), o deputado Roberto Cidade (PV), informou, nesta quarta-feira (16), que o Amazonas, um dos estados mais afetados pela pandemia da Covid-19, está fora da lista dos estados que receberão pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a vacina russa Sputnik V.

“A Aleam destinou R$ 50 milhões do orçamento do Estado para a compra de vacinas. A Anvisa já autorizou a importação da Sputnik V para 13 estados brasileiros e o Amazonas não está entre eles. É preciso mais agilidade do Governo para vacinar toda nossa população o quanto antes”, disse o presidente.

Tento em vista que em dois momentos o Amazonas se tornou protagonista na pandemia, o debate para a aquisição das vacinas para o Estado tem se tornado pauta comum para os demais parlamentares.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Amazonas já registrou mais de 395 mil casos e mais de 13 mil óbitos pela Covid-19.

Através do Circuito Deliberativo nº 539/2021, a Anvisa autorizou à importação excepcional da vacina Sputnik V para os estados: Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amapá, Paraíba e Goiás.