Retorno presencial dos cinemas de Manaus é defendido na CMM

Manaus – O cinema é um dos locais mais procurados pelo público manauara como opção de lazer e entretenimento. Pipoca, doces e refrigerantes são os principais atrativos para quem vai aproveitar um bom filme. Entretanto, devido a pandemia da Covid-19, os cinemas precisaram encerrar suas atividades presenciais para conter o avanço do virus.

Pensando nisso, foi colocado em pauta na Sessão Plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM) na manhã desta quarta-feira (16) o retorno das atividades presenciais nos cinemas da capital amazonense.

De acordo com o vereador Peixoto (PTC), os cinemas podem seguir as medidas de prevenção contra a Covid-19, similar aos métodos adotados pelos shoppings da capital.

“Os cinemas se encontram dentro de shoppings e hoje os estabelecimentos adotam medidas de prevenção, como uso de máscara, álcool em gel e a medição da temperatura […] Graças a Deus nossa cidade tem vivenciado um avanço na vacinação, dentro da medida do possível, a gente busca a flexibilização dos decretos para que as atividades possam retornar”, disse.

O parlamentar citou como exemplo a reabertura de parques e circos, autorizado pelo governador Wilson Lima (PSC), mas seguindo as regras de prevenção contra a Covid-19.

As salas dos cinemas foram fechadas em março de 2020, período que aconteceu a primeira onda da pandemia, por recomendação da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). O retorno gradual aconteceu na segunda quinzena de julho, porém, precisou fechar novamente com o aumento de casos da doença em dezembro do mesmo ano.

Em Manaus, os shoppings estão autorizados a funcionarem de 10h às 22h, de segunda a sábado, conforme decreto divulgado pelo governador Wilson Lima.

Até o momento há previsão de retorno das atividades presenciais dos cinemas de Manaus.