Vereadora de Barcelos pode perder o mandato por pedir transparência à Prefeitura; Entenda!

A vereadora do município de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus), Raycka Lacerda (PSC), está sendo alvo de um processo de cassação de mandato. Sete vereadores do município assinaram o pedido e acusam Raycka de quebra de decoro parlamentar. O motivo seria por conta de um requerimento da vereadora, pedindo transparência do Chefe do Executivo, que após ser negado por maioria na Casa Legislativa, foi alvo de críticas da vereadora.

Na sessão do dia 15 de junho, Raycka apresentou um requerimento pedindo o cronograma da agenda oficial do prefeito de Barcelos, Edson Mendes (MDB) na cidade de Manaus. Em votação, o pedido foi negado pelos mesmos vereadores que assinam o pedido de cassação da vereadora. Isto porque Raycka levou a público, em suas redes sociais, o requerimento negado e, a população criticou os vereadores chamando a Casa Legislativa de “Puxadinho da Prefeitura”.

No dia 22 de junho, a vereadora voltou a se manifestar por conta da ausência dos vereadores na sessão que foi adiada para a tarde daquele dia, por conta de problemas técnicos. Apenas quatro vereadores compareceram a sessão no dia, não havendo Quórum para discutir as pautas e deliberar qualquer questão, atrasando assim as demandas da Casa. E novamente a população criticou a postura dos vereadores ausentes.

Os vereadores não gostaram nada das críticas e resolveram pedir a cassação do mandato da vereadora Raycka Lacerda, com a justificativa de quebra de decoro parlamentar. Assinam o pedido os vereadores Gleidson Rato Serrão, Sidi Albert Costa Fernandes, Diego da Silva Ribeiro, Francisco Eduardo Rodrigues Militão, Thales Alberto Fonseca Chagas, Marlos José Nogueira Monteiro e Suane da Silva Fragoso.

“Nos dias 15 e 22 de junho do corrente ano, a ora Representada usou a rede social Facebook, em sua página particular, para induzir seus leitores ao noticiar informações incompletas, omitindo os reais fundamentos que levaram às rejeições de seus requerimentos e projetos”, justificam os vereadores no pedido de cassação.

Para a vereadora Raycka, o processo é uma tentativa de cerceamento da liberdade de expressão. “Tenham absoluta certeza que os votos de esperança e confiança que depositaram em mim nas urnas, eu irei honrá-los até o dia 31/12/2024. Sem nos contaminar com o silêncio dos covardes, os frios de coração que assinam a rendição, se servindo do que é público, do que pertence ao povo”, disse.

A deputada estadual Joana Darc (PL) saiu em defesa da vereadora e afirmou que o pedido de cassação é uma tentativa covarde de calar e amedrontar a vereadora. “Raycka está grávida, é professora e tem feito um trabalho de destaque exercendo a sua função de vereadora. Ao fiscalizar a Prefeitura de Barcelos, tem sido perseguida politicamente, chegando ao ponto de solicitarem o pedido de cassação do seu mandato”, disse.

“Raycka, vamos gritar para o Amazonas e para o Brasil o nosso pedido de socorro e certamente, as pessoas que decidiram te perseguir, vão se arrepender, quando Barcelos estiver na mira do Ministério Público, Judiciário e Polícia Federal. Mexeu com uma, mexeu com todas!”, completou a deputada.