Ex-Lulista, senador Ciro Nogueira ‘vira a casaca’ e assume principal ministério do governo Bolsonaro

Foi confirmado nesta quinta-feira, dia 22, pelo presidente Jair Bolsonaro uma reforma nos ministérios para a próxima semana, acarretando na ida do senador Ciro Nogueira (PP-PI) para o comando da Casa Civil.

“Está praticamente certo, teremos um senador na Casa Civil que pode manter um diálogo melhor com o parlamento”, declarou.

Além desta mudança, também foram confirmadas ida do atual ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, para a Secretaria-Geral da Presidência no lugar de Onyx Lorenzoni, que assumirá a nova pasta do Emprego e Previdência.

Bolsonaro também comentou que Nogueira é uma pessoa que ele conhece “há muito tempo” pela antiga filiação ao Progressistas e que já conversou com ele sobre os próximos passos. “Não vamos ter problema nenhum no tocante a conduzir a Casa Civil”, declarou.

Para o presidente, esta é a pasta mais importante do governo pois prevê a “coordenação dos ministérios”, o que poderá ser beneficiada pela “experiência” do senador. “Ele pode, no meu entender, fazer um bom trabalho”, concluiu.

PASSADO NA ESQUERDA

Antes das eleições de 2018, o senador Ciro Nogueira fez uma série de declarações em que se dizia com o ‘pé-atrás’ com Jair Bolsonaro, a quem até chamou de “fascista, preconceituoso.” Na mesma época, ele declarou que apoiava a eleição de Luís Inácio Lula da Silva em 2018, acrescentando que o petista “foi o melhor presidente deste país, especialmente para o Piauí e o Nordeste”.

O senador e presidente do Partido Progressistas (PP), um dos maiores do Centrão, bloco de legendas que hoje dá sustentação política ao presidente, assumirá a Casa Civil com a missão de melhorar a articulação política do Palácio do Planalto e afastar ainda mais as ameaças de impeachment.