Covid-19: Cai para 21 dias o intervalo entre 1ª e a 2ª dose da Pfizer, afirma Ministério da Saúde

O intervalo entre as doses da vacina Pfizer diminuirá de três meses para 21 dias, confirmou nesta segunda-feira, dia 26, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz. Com isso, o intervalo entre as vacinas passa a ser o estabelecido pela bula do próprio medicamento.

O Ministério da Saúde, até o momento, estendeu o tempo entre a primeira e a segunda dose da Pfizer com a justificativa de que ajudaria a vacinar mais pessoas com a primeira dose em um intervalo de tempo menor contrariando, assim, a bula do imunizante.

“Precisa ver qual é o melhor timing disso, mas que vai diminuir, vai. A gente está só vendo com CONASS e CONASEMS, na tripartite, para gente ver qual é a melhor data para diminuir o prazo de 3 meses para 21 dias. Então, encurtando o prazo ficando o mínimo pontuado pela Pfizer”, explicou Rodrigo Cruz à imprensa. Ele afirmou que o laboratório também está sendo ouvido para a decisão considerar o abastecimento e os cronogramas de chegada e de distribuição.

Sendo assim, a espera deve acabar nos próximos dias, com a definição das doses de agosto. Deve-se ressaltar que a coordenação do teste clínico da vacina da Pfizer no Brasil afirmou que os estudos feitos com o imunizante foram somente para intervalos de três semanas entre as doses.