Brasil conquista 1ª medalha de Ouro nas Olímpiadas de Tóquio com vitória de Ítalo Ferreira no Surfe

O Brasil conquistou na madrugada desta terça-feira, dia 27, a sua primeira medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio. Em final contra o japonês Kanoa Igarashi, o surfista Ítalo Ferreira – atual campeão do mundo da modalidade – venceu o confronto e se tornou o primeiro medalhista de ouro na história do surfe olímpico.

Em sua primeira participação nas Olímpiadas, o surfe foi disputado na praia de Tsurigasaki, a 64 km de Tóquio. Ítalo precisou superar o algoz do também brasileiro Gabriel Medina na semifinal, o japonês Igarashi, na decisão. A vitória veio pelo placar de 15.14 a 5.56.

A conquista faz Ítalo se consolidar como um dos grandes nomes da história do surfe na atualidade. Além de ser o primeiro medalhista olímpico de ouro da modalidade, também é o último campeão mundial, em conquista assegurada em 2019.

É a quinta medalha do Brasil em Tóquio. Kelvin Hoefler e Rayssa Leal ficaram com uma prata cada no skate street, Daniel Cargnin levou bronze no judô e o nadador Fernando Scheffer também conseguiu o bronze.