Versão inalável de vacina contra a Covid-19 tem primeiros testes com bons resultados

A farmacêutica CanSino BioLogics está desenvolvendo uma versão da vacina contra a Covid-19 que pode ser inalada. Um ensaio clínico em estágio inicial mostrou respostas imunológicas sem efeitos colaterais graves.

O candidato de duas doses requer dosagens mais baixas do que a versão injetada e pode ajudar a CanSino a aumentar sua capacidade de produção, disse o presidente-executivo da empresa em abril.

Duas doses inaladas da vacina Ad5-nCoV, administradas com 28 dias de intervalo, produziram níveis semelhantes de anticorpos neutralizantes aos de uma única injeção, de acordo com um artigo revisado por especialistas.

As leituras são baseadas em dados de um estudo de Fase I envolvendo 130 participantes adultos saudáveis na China e publicado na revista médica Lancet Infectious Disease na segunda-feira, dia 28.

Alguns dos participantes do ensaio receberam a versão injetável da vacina seguida por um reforço inalatório 28 dias depois. O grupo induziu fortes respostas de anticorpos neutralizantes, disse o relatório.

Os autores do artigo incluem pesquisadores da Academia de Ciências Médicas Militares, CanSino Biologics e outras instituições chinesas. A vacina Ad5-nCoV injetada em dose única já está liberada para uso na China, México e Paquistão.