Síndrome pós-vacina contra Covid é raríssima, alega gerente da Anvisa

O gerente-geral de medicamentos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Gustavo Mendes, em entrevista à CNN, falou sobre as reações adversas das vacinas contra a Covid-19 e afirmou que são raríssimos os casos de síndrome de Guillain-Barré.

“A avaliação da Anvisa é feita com uma equipe multidisciplinar, nós somos especialistas que já estamos envolvidos há muitos anos na avaliação de vacinas, e a gente avalia tanto o critério de segurança quanto de eficácia”, disse Mendes.

O especialista afirmou ainda que todos os imunizantes que a agência reguladora aprovou já cumpriram todos os requisitos necessários. “Nosso critério de avaliação é técnico e leva em conta quais são os efeitos e ou benefícios, e para todas essas [vacinas] o benefício tem superado.”

Segundo a Anvisa, o Brasil totaliza 34 casos suspeitos da rara síndrome de Guillain-Barré (SGB) após a vacinação contra Covid-19.

Sobre as bulas, Mendes ressalta que essas atualizações “fazem parte do processo de qualquer vacina e medicamento”.

“Não há motivo para preocupação com essa questão porque isso faz parte do processo de monitoramento contínuo que a Anvisa tem feito e vai fazer para qualquer produto”, explicou.

Com informações de CNN Brasil