Bolsonaro deve ser punido por kit covid, diz senador

O integrante da CPI da Covid e senador, Otto Alencar (PSD-BA), cobrou neste domingo (1º) a responsabilização de Jair Bolsonaro pelo apoio do tratamento precoce ao longo da pandemia.

A cloroquina e outros remédios defendidos pelo presidente não têm respaldo científico contra o novo coronavírus. O parlamentar se manifestou após o Estadão mostrar neste sábado (31) que Bolsonaro foi o principal influenciador no apoio ao kit covid nas redes sociais no primeiro ano da crise sanitária.

No estudo, Bolsonaro é o principal influenciador sobre o assunto na plataforma no primeiro mês após o início da quarentena, de março a abril, e depois entre agosto e o fim de 2020. Alguns dos picos de menções ao assunto também estão ligados ao presidente – como em julho, quando ele divulgou ter se infectado e adotado o tratamento com hidroxicloroquina.

Para Alencar, as evidências poderão servir de base para a responsabilização de Bolsonaro por infração de medida sanitária preventiva, crime previsto no artigo 268 do Código Penal. “Ele não é médico, não tem formação na área de saúde e não tinha como estar receitando hidroxicolorquina ou qualquer outro medicamento”, afirmou o senador ao Estadão ontem.

“O Bolsonaro foi convencido por aquele gabinete paralelo e outros conselheiros não médicos de que a hidroxicloroquina funcionava, o que é absurdo. Ele defendeu isso e não quis recuar disso. Até hoje seus seguidores radicais acreditam nisso. Todos estudos foram feitos e a hirdoxicloroquina não tem eficácia”, disse.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também já se posicionou contrária ao uso da hidroxicloroquina no tratamento da Covid.

Com informações de O Estado de S. Paulo.