Barcelona não renova contrato e Lionel Messi fica livre para assinar com outro clube

O Barcelona informou na tarde desta quinta-feira, dia 5, que o craque argentino Lionel Messi não seguirá no clube. O anúncio foi feito nas redes sociais e movimentou os torcedores. Jogador estava vinculado ao clube desde 2000, mas estreou no time principal em 2004.

Em comunicado oficial, o clube espanhol afirmou que chegou a um acordo com o argentino, mas “obstáculos estruturais” do regulamento da La Liga impedem a permanência de Messi.

“Ambas as partes lamentam profundamente que os desejos do jogador e do clube não possam ser finalmente atendidos”, diz o documento. “O Barça agradece de todo o coração ao jogador à sua contribuição para a valorização da instituição e deseja-lhe o melhor na sua vida pessoal e profissional”, conclui.

Messi está sem clube desde 30 de junho, quando seu último contrato com o Barcelona se encerrou. Desde então, a imprensa europeia especula a saída do jogador para times como Manchester City, da Inglaterra, e Paris Saint-Germain, da França.

Maior jogador da história do clube, o argentino de 34 anos tem incríveis 672 gols em 778 jogos, além de 305 assistências. Pelo Barcelona, conquistou 4 vezes a Champions League, 10 vezes a La Liga e 7 vezes a Copa del Rey, e levou seis vezes a Bola de Ouro, prêmio dado do melhor jogador do mundo.

Messi chegou ao Barcelona com apenas 13 anos, vindo das categorias de base do Newell’s Old Boys, seu clube do coração. Com apenas 17 anos, o craque estreou pelo clube, jogando ao lado de outros grandes jogadores, como Ronaldinho Gaúcho, Eto’o e Xavi.