Tóquio 2020: com 21 medalhas conquistadas, Brasil faz sua melhor campanha na história das Olímpiadas

As Olímpiadas de Tóquio foram encerradas oficialmente na manhã deste domingo, dia 8, e a delegação brasileira conseguiu realizar sua melhor campanha, tendo conquistado 21 medalhas – sete ouros, seis pratas e oito bronze. Com isso, o Brasil terminou a competição mundial no 12º lugar, superando assim sua então melhor campanha, a da Rio 2016 – quando ficou na 13º posição.

O Brasil empatou com Canadá e Nova Zelândia em número de ouros e pratas. A delegação canadense assegurou o 11º lugar por ter 11 bronzes. Os neozelandeses ficaram em 13º, com sete bronzes, um a menos que o conjunto brasileiro. Cuba também conquistou sete ouros, mas ficou em 14º, com três pratas e cinco bronzes.

Em relação à classificação final de 2016, a delegação do país conseguiu, nas Olimpíadas de Tóquio, ultrapassar a Hungria e a Coreia do Sul, mas foi superada pelo Canadá.

No topo do quadro, os Estados Unidos ficaram à frente, em Tóquio, com 39 ouros e 113 medalhas no total, contra 38 de ouro e 88 no total da China.

Últimas medalhas

No último dia da competição, o Brasil ainda conquistou duas medalhas – ambas de prata. Na madrugada deste domingo, a seleção feminina de vôlei perdeu para os Estados Unidos por 3 sets a 0 e ficou com o segundo lugar. Quase no mesmo horário, Beatriz Ferreira foi derrotada pela irlandesa Kellie Harrington, ficando assim com a prata na categoria peso leve do boxe.