Romário discute com ministro da Educação em rede social: “Toma vergonha na cara”

Brasil – O senador Romário (PL-RJ) e o ministro da Educação Milton Ribeiro trocaram farpas no Twitter nesta semana. A discussão começou na segunda-feira (16), após Romário criticar o ministro por declaração feita durante uma entrevista à TV Brasil no dia 9 de agosto. Na ocasião, Ribeiro afirmou que crianças com deficiência “atrapalham, entre aspas” o aprendizado de outros alunos sem a mesma condição, já que “a professora não tinha equipe, não tinha conhecimento para dar a ela atenção especial”.

Romário discute com ministro da Educação em rede social
Romário discute com ministro da Educação em rede social (Foto: Reprodução)

O senador, cuja filha tem Síndrome de Down, rebateu a fala apontando que “somente uma pessoa privada de inteligência, aqueles que chamamos de imbecil, podem soltar uma frase como essa. Eles existem aos montes, mas não esperamos que estes ocupem o lugar de ministro da Educação de um país”.

O político defendeu que “a diversidade em sala de aula não atrapalha, porque ninguém que busque o conhecimento atrapalha. Pessoas com deficiência em sala de aula estão, com a sua presença, também contribuindo para uma importante lição, a de que somos diversos e que não podemos deixar ninguém pra trás”.

Outro lado

Ribeiro respondeu, por meio do Twitter, afirmando que “é muito deselegante quando um representante do parlamento se dirige desta maneira a um ministro de estado” e disse que a frase havia sido “tirada do contexto”. Na entrevista, o ministro defendeu a criação de turmas e escolas especializadas em crianças com deficiência.

“Quero acreditar que o Sr. não tenha assistido à entrevista e caiu na onda de quem distorceu o sentido de minha frase. Para poupar seu tempo e energia, trago esclarecimentos dos seus próprios e seguidores no twitter. Fique com Deus!”, escreveu o ministro.

Nesta terça, mais uma vez Romário enviou uma mensagem ao chefe da pasta de Educação: “deselegância, imbecilidade e idiotice é o que o Sr. vem fazendo com a educação do nosso País. Toma vergonha na cara”.

Na resposta, o senador publicou uma captura de tela na qual mostra a resposta do ministro com erro de português. A postagem de Romário circula a expressão “se dirije”, escrita de forma errada.

A publicação de Milton Ribeiro aparece escrita na forma correta: “se dirige”. Procurados, ministro e senador não deram retorno.