Preso pela polícia “Don Juan” que usava a beleza para aplicar golpes

David Alves Bezerra, de 30 anos, foi preso pela Polícia Civil de Goiás na última segunda-feira (16). Conhecido como “Don Juan”, ele é acusado de dar golpes em mais de 90 mulheres nos estados de Goiás, Roraima, Mato Grosso, Ceará e também no Distrito Federal. As informações são de O Globo.

David se aproximava das vítimas, que conhecia na internet ou em aplicativos, e as usava para enganar pessoas que faziam parte de seu círculo social.

“Ele chegava na cidade e estabelecia uma relação de confiança, muitas vezes amorosa, com alguém. E utilizava essa pessoa para conhecer outras. Pouquíssimas pessoas tiveram contato direto com ele. Quem teve diz que é uma pessoa de poder de persuasão gigantesco, cita a beleza e muita lábia”, disse o delegado Leonilson Pereira.

De acordo com as investigações, David usava os apelidos “Berlim” e “Alemão”, e fingia ser auditor da Receita Federal, às vezes até aparecendo uniformizado para dar mais veracidade à farsa, e dizia ter acesso a bens apreendidos que iriam a leilão. Ele, então, afirmava que tinha como vender produtos importados e aparelhos eletrônicos com preço bem abaixo do original.

Para não deixar qualquer rastro, o “Don Juan” inventava para as vítimas que estava com a conta bancária bloqueada e pedia que os depósitos fossem feitos em contas de terceiros, geralmente da mulher de quem se aproximara inicialmente e depois recebia em dinheiro o valor, informou o delegado.

De acordo com o delegado, David não esperava nem seu golpe ser descoberto. Ele logo deixava a cidade onde estava. E as vítimas só percebiam que haviam sido enganadas quando os bens que haviam comprado — na maioria computadores, notebooks, celulares e perfumes importados — não chegavam. A polícia ainda não sabe que meio de transporte utilizava

A polícia diz ter tido acesso a imagens que demonstram que David usava o dinheiro dos golpes para manter uma vida de luxo. Ele exibia suas viagens, carros de luxo e aparecia com grandes quantidades de dinheiro, com o objetivo de menosprezar a polícia, afirmam os investigadores.

Roraima foi o estado onde David fez a maior parte de suas vítimas: mais de 70, informaram as autoridades policiais do estado quando ele foi preso, em fevereiro de 2017. Lá, além de fiscal da Receita Federal, o golpista se apresentava como servidor da Secretaria de Fazenda, integrante da Justiça Itinerante, policial civil e agente penitenciário.