Covid: mais de 8,5 milhões de brasileiros estão com a 2ª dose atrasada

Brasil – O Ministério da Saúde alerta que mais de 8,9 milhões de brasileiros não voltaram aos postos de saúde para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

De acordo com a pasta, o primeiro lugar no ranking nacional dos estados com o maior número de pessoas que iniciaram o esquema vacinal e não terminaram é de São Paulo, com 1,69 milhão. O Rio de Janeiro assume a segunda posição, com 1,06 milhão; e Minas Gerais, com 1,02 milhão.

“Vale lembrar que estudos comprovam que apenas com as duas doses a pessoa garante a maior efetividade na imunização”, ressalta a pasta.

Crescente

O número de pessoas que não receberam a segunda dose só cresce. Há exatamente 10 dias, 7 milhões de pessoas não tinham ido tomar a D2 da vacina contra a Covid-19. Ou seja, em menos de 2 semanas, o número aumentou cerca de 1,5 milhão.

Em 22 de julho, a pasta havia divulgado que aproximadamente 4 milhões de pessoas não voltaram aos postos. No dia 7 de julho, o quantitativo era ainda menor: 3,4 milhões.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirma que todos os agentes imunizantes disponíveis no PNI são extremamente eficazes, efetivos e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.

Segundo o titular da pasta, o problema não é falta de vacina. “Não justifica que as pessoas não procurem a sala de vacinação para tomar a segunda dose da vacina, porque ela não está faltando. Aqueles que não tomaram ainda, a busquem”, ressaltou.