Britney Spears comemora desistência de tutela pelo pai e rejeita acordo

Mundo – Jamie Spears, o pai da estrela pop Britney Spears, surpreendeu ao pedir na terça-feira (7) num tribunal de Los Angeles para encerrar sua participação na tutela de 13 anos da cantora, dizendo que as circunstâncias mudaram nos últimos meses.

Na semana passada, Spears sugeriu que precisaria de uma compensação financeira para deixar a tutela, que mantinha Britney sob seu controle desde 2008 por decisão judicial.

“Se a senhorita Spears quer encerrar a tutela e acredita que consegue cuidar da própria vida, o senhor Spears acredita que ela deveria ter esta chance”, disse a petição para encerrar o arranjo legal.

Britney pede há meses que seu pai deixe de ser o supervisor de seu patrimônio de US$ 60 milhões. Graças à tutela, Jamie é responsável por administrar os assuntos pessoais e profissionais da artista. Insatisfeita com esse arranjo, ela pediu para se dirigir ao tribunal em junho passado para denunciar o abuso a que é submetida, comparando a situação à escravidão pelo próprio pai.

Jamie disse pela primeira vez que estaria disposto a abdicar da função no mês passado, mas não deu um prazo. Depois disso, pediu US$ 2 milhões, supostamente para quitar honorários de seus advogados.

A petição de terça-feira foi mais longe do que a protocolada em agosto, pedindo à corte que descarte totalmente a tutela a partir de agora.

“Recentemente, a senhorita Spears demonstrou um nível de independência que coloca em dúvida se um tutor da pessoa é necessário”, acrescenta o documento legal, citando o fato de a cantora ter contratado um advogado de sua escolha e ter voltado a dirigir sozinha.

A decisão de encerrar a tutela cabe à juíza Brenda Penny de Los Angeles na próxima audiência sobre o caso, marcada para o dia 29 de setembro.

Comunicado

O advogado de Britney Spears, Mathew S. Rosengart, divulgou um comunicado à imprensa dos EUA nesta quarta-feira (8) dizendo que a desistência do pai de ser o tutor dela foi uma “vitória legal gigantesca”.

O advogado de Britney também afirma que, mesmo assim, o pai ainda vai ter que responder pela má gestão do patrimônio da cantora.