Ministério da Saúde recomenda suspensão da vacinação de adolescentes sem cormobidades

Nota sinaliza recuo do Ministério e surge em momento de relatos de escassez de doses dos imunizantes

O Ministério da Saúde publicou nota informativa nesta quarta-feira (15) recuando da orientação para vacinação geral de adolescentes de 12 a 17 anos. Segundo a pasta, a vacinação desse público deve ficar restrita a três perfis específicos: adolescentes com deficiência permanente, adolescentes com comorbidades e adolescentes que estejam privados de liberdade.

A nota contraria uma outra publicada pelo próprio Ministério no dia 2 de setembro, na qual se recomendava a vacinação dos adolescentes a partir do dia 15 e surge no momento em que Estados e Municípios relatam a falta de vacinas para a segunda dose da população adulta, mesmo com o ministro Marcelo Queiroga afirmando que há “excesso de vacinas”.

RECOMENDAÇÃO DA OMS

Uma das justificativas elencadas na nota afirma que a “Organização Mundial de Saúde não recomenda a imunização de criança e adolescente, com ou sem comorbidades”. Porém, essa afirmação não corresponde ao posicionamento da OMS, a entidade apenas diz que a imunização dos adolescentes é “menos urgente” do que vacinar outros grupos, como pessoas mais velhas, com comorbidades e trabalhadores da saúde.

Além disso, o imunizante da Pfizer já tem a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicado em adolescentes, o que já está acontecendo em algumas capitais brasileiras, como é o caso de Manaus (AM).

Segundo dados do IBGE, a capital amazonense conta com uma população de 232 mil adolescentes e destes mais de 170 mil já receberam a primeira dose da vacina.