Capitã Cloroquina foi acusada de falsidade ideológica pela auxiliar de Queiroga

Duas figuras próximas ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, centralizam uma crise nos bastidores da pasta. Após a secretária da Gestão do Trabalho e da Educação, do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, conhecida como Capitã Cloroquina, registrar um boletim de ocorrência contra o chefe de gabinete de Queiroga, João Lopes de Araújo Júnior, ele a acusa de falsidade ideológica e denunciação caluniosa, entre outros crimes.

A confusão começou após Mayra reagir a acusações – que teriam sido feitas por João Lopes – de que ela e o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, atuam em conjunto para derrubar Queiroga.

Nesta segunda-feira (11/10), a defesa de João Lopes divulgou nota em que tenta transparecer normalidade na relação entre os colegas de trabalho, mas pontua que a Capitã Cloroquina responderá pelas acusações.

“Fora do ambiente do Ministério da Saúde, todas as medidas legais já estão sendo tomadas a assegurar a integridade moral do Sr. Joao Lopes, pois, como se sabe, o STJ [Superior Tribunal de Justiça] firmou entendimento de que efetuar divulgação de mensagem privada sem consentimento pode caracterizar como crime, além da possibilidade de ser ainda a Srª Mayra incutida nos crimes de falsidade ideológica, comunicação falsa de crime e/ou ainda denunciação caluniosa, no qual, será devidamente apurada pelas autoridades competentes e fora do âmbito político”, destaca trecho da nota.

O documento é assinado pelo escritório Anderson Gama Sociedade Individual de Advocacia, sediado em Salvador, na Bahia.

*Com informações do metrópoles