Deputado quer homenagear Maurício Souza na Alerj e cita “ditadura gay”

Rio de Janeiro – O deputado estadual Rodrigo Amorim (PSL) apresentou à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), nesta quinta-feira (28/10), um pedido de moção de congratulações e aplausos para o jogador de vôlei Maurício Souza, demitido do Minas Tênis Clube por declarações homofóbicas.

O ex-jogador da Seleção Brasileira publicou em seu Instagram uma imagem do novo Superman, filho de Clark Kent, dos HQs da DC Comics, Joe Kent, que é bissexual, beijando um homem. Na legenda, ele escreveu: “Ah, é só um desenho, não é nada demais’. Vai nessa que vai ver onde vamos parar”.

Insatisfeitos com o posicionamento do jogador, patrocinadores fizeram pressão para que o time o desvinculasse de suas marcas. Para o deputado, no entanto, “o jogador vem sendo julgado pela denominada ‘ditadura gay’”.

“Nitidamente, estamos vivendo um período escabroso, onde as pessoas estão alijadas do seu direito à liberdade de expressão”, defendeu o parlamentar no pedido de moção.

Amorim e o deputado federal Daniel Silveira, do mesmo partido, quebraram placa em homenagem à vereadora Marielle Franco (PSol), assassinada com seu motorista Anderson Gomes, em outubro de 2018. Silveira está preso por atos antidemocráticos contra o Supremo Tribunal Federal (STF).

Em vídeo publicado no Instagram, na quarta-feira (27/10), Maurício Souza veio a público pelo Instagram para pedir desculpas “a quem se sentiu ofendido”. O pedido de desculpas gerou uma onda de críticas e levantou debate sobre os limites da liberdade de expressão e do direito à opinião.

Dono de um dos maiores canais de vídeos LGBTs do país, youtuber Pedro HCM rebateu a defesa do jogador. O publicitário, que tem mais de um milhão de seguidores nas redes sociais, explica que direito à opinião é diferente de cometer o crime de homofobia.