Omar Aziz: a condução por uma investigação política justa

Da Redação
Ao contrário do que muita gente imagina, a CPI da Covid não era uma investigação política qualquer, ela investigou erros de gestão na pandemia da Covid-19. Mesmo quem não foi vítima direta acabou sendo afetado indiretamente pelo vírus, ou pela perda de algum parente e amigos, ou acabou sendo afetado por questões sociais, financeiros e educacionais.
Uma coisa diferente das outras comissões, antes se investigava a corrupção e ela normalmente cessava, já nessa a investigação começou e o vírus continuou mantando milhares de brasileiros. As lições deixadas pela CPI depois de quase seis meses jamais serão esquecidas. Nenhum brasileiro merece passar os dias suportando o vazio da perda de alguém especial.
Somente no Brasil foram mais de 600 mil vidas que se foram. Com o tempo, a história irá cobrar as consequências desses erros e a punição para quem falhou durante a missão. A CPI surgiu como uma forma de fazer justiça. Investigou os erros de gestões durante a pandemia, sugeriu soluções e trouxe resultados positivos.
Mas ao contrário do que muitos imaginam, o trabalho ainda não terminou. Os senadores ainda precisam dar continuidade na missão e servir de alerta frente a essa pandemia. Ainda há milhões de pessoas que venceram a doença e ficaram com fortes sequelas, neurológicas, pulmonares e cardíacas. Ainda há muito o que se estudar e muitos brasileiros para serem realmente curados.
A CPI, com seu trabalho transparente, fez com que o governo acordasse para a importância da vacinação e corresse atrás do tempo perdido. Se hoje mais de 50% dos brasileiros estão completamente imunizados e as curvas de mortes e casos estão decrescentes, muito se deve aos esforços dos membros da CPI e à consequente pressão da sociedade.
Toda a solidariedade e os melhores sentimentos para os familiares e amigos das vítimas dessa tragédia sem precedente.
A CPI não acaba com a aprovação desse relatório. A investigação já provocou a abertura de pelo menos oito procedimentos em curso em seis órgãos diferentes de controle. A comissão avançou em diferentes frentes, acumulou um volume expressivo de documentos e conseguiu materializar provas de crimes, omissões e irregularidades no enfrentamento da pandemia.
Tudo o que foi produzido estará à disposição para todos que queiram prosseguir com investigações ou apurações sérias e transparentes. Que os brasileiros de bem saibam que os senadores continuarão todos vigilantes, acompanhando os desdobramentos da pandemia e prontos para cobrar qualquer tipo de omissão ou prevaricação dos responsáveis pela punição dos culpados.