Grêmio pode não jogar mais em casa por invasão e vandalismo da torcida

PORTO ALEGRE – Em razão da invasão de torcedores ao fim do jogo do Grêmio contra o Palmeiras, o Tricolor pode ser punido com perda de mando de campo em até 10 jogos. E só tem mais cinco compromissos na Arena.

Segundo consta no código, “Quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, provas ou equivalentes, quando participante da competição oficial”, descreve o primeiro parágrafo do artigo 213.

A confusão entre torcidas, durou aproximadamente 10 minutos e interrompeu a entrevista que Raphael Veiga concedia. O grupo partiu da arquibancada norte da Arena, local onde ficam as organizadas.

Na súmula, o árbitro Sávio Pereira Sampaio cita que torcedores gremistas acomodados na arquibancada norte invadiram o campo com “objetos não identificados” e “danificaram cabine do VAR, equipamentos de transmissão, microfones, painel de publicidade e de entrevista.” O árbitro escreveu também que precisou se deslocar para o vestiário por questões de segurança e que só pôde acompanhar os atos de vandalismo por imagens da internet.

O policiamento conseguiu conter o problema, com os torcedores sendo retirados do campo. A irritação é reflexo da condição do Grêmio no Brasileiro. Com 26 pontos, o time gaúcho é penúltimo colocado na competição.