MC Don Juan posta foto de mulher em cama e é condenado a indenizá-la

O funkeiro Matheus Wallace Mendonça da Cruz Nascimento, o MC Don Juan, 20 anos, foi condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) a indenizar, em R$ 15 mil, uma mulher que teve uma foto publicada no Instagram do cantor em um evento de Revéillon no Guarujá, litoral paulista, em 2018. Também foi condenado o empresário do cantor, Rodrigo Inácio de Lima Oliveira, que deve pagar R$ 5 mil à vítima.

Na foto, a mulher aparecia dormindo ao lado de Clovis Monteiro de Barros, um segurança de MC Don Juan. A juíza Mirian Keiko Sanches Macedo considerou que a publicação insinuava uma possível relação sexual entre os dois, o que, segundo a moça, não ocorreu.

A imagem foi publicada nas contas de Instagram do funkeiro e do empresário, Rodrigo. Nos stories, MC Don Juan escreveu “essa foi a primeira bebê” e “bora para próxima Abel”, em referência a Clóvis. Uma testemunha da jovem contou à Justiça que, em um grupo do WhatsApp, houve comentários como “olha só, virou prostituta”, “por isso que viaja tanto”, “será que é quanto o programa?”.

Na decisão, a magistrada Mirian Keiko ressaltou que, dada a quantidade de seguidores do cantor – cerca de 9 milhões -, “a publicação das imagens violou os direitos da personalidade da autora, pois as imagens publicadas a trataram como objeto sexual”, além de ter alcançado um grande número de pessoas.

No caso do empresário, Rodrigo Inácio, a indenização foi menor pelo fato de a foto ter sido publicada sem legenda e ele ser menos conhecido nas redes.

*Com informações do Metrópoles