Cachorros protegem corpo de idoso que morreu esperando atendimento do Samu

SÃO PAULO – Um idoso morreu em Peruíbe, no litoral de São Paulo, após esperar mais de seis horas por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma moradora que estava no local relata que ele faleceu gritando, com dores, caído no chão de um bar, e que os cachorros de estimação dele ficaram junto ao corpo, o protegendo, sem deixar ninguém se aproximar.

O caso ocorreu em um bar localizado na Estrada Armando Cunha, próximo ao Km 7,5, no bairro São Francisco, na zona rural do município, dia 29 de outubro.

O dono do bar informou que Damião reclamava de muitas dores nas costas e que acionou o Samu, por meio do telefone 192, por volta das 9h30, mas que, quatro horas depois, o atendimento ainda não havia chegado.

Conforme a dona de casa Andrea Nunes Gonçalves, diante da insistência para que enviassem rápido uma ambulância, uma atendente do serviço de saúde chegou a dizer que “ninguém morria de dor” e que havia atendimentos mais urgentes a serem realizados.

Pouco antes das 16h, o Samu chegou ao local e tentou reanimá-lo, sem sucesso. A Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de “encontro de cadáver”. Os policiais encontraram o homem caído no chão do bar, coberto por uma manta, cercado pelos cães.