sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
Início AMAZONAS 24H Prefeito de Nova Olinda do Norte diz que só vai pagar Fundeb...

Prefeito de Nova Olinda do Norte diz que só vai pagar Fundeb em 2022

AMAZONAS – O prefeito de Nova Olinda do Norte, Adenilson Reis (MDB-AM), está pelo segundo ano consecutivo fazendo os professores do município sofrerem para receber o abono do Fundeb. Em 2020, os profissionais de educação da cidade não receberam, pois segundo Reis “não sobrou nada”.

Servidores da educação de Nova Olinda começaram a pressionar o prefeito para o pagamento, principalmente após o governador Wilson Lima (PSC-AM) anunciar um abono inédito, considerado o maior da história do estado. Adenilson então propôs que a Câmara Municipal criasse uma lei para “regularizar” os pagamentos, o que foi feito pelos vereadores.

Reis pediu manifestação do Tribunal de Justiça (TJAM) e do Tribunal de Contas (TCE-AM), sobre a legalidade do dispositivo, e tão somente após o aval do judiciário ele libere alguma coisa aos professores.

Na quarta-feira (15), Reis gravou live para explicar o fato de não ter feito o pagamento do Fundeb em 2020 e porque ainda não se manifestou sobre o abono de 2021. Segundo o prefeito, a Lei Complementar 173/2020 proíbe o pagamento do abono, mas ele não explicou porque não submeteu lei específica na Câmara de Nova Olinda para o rateio das ‘sobras’ do Fundeb.

“Isso não é uma corrida de cavalo, calma. Só vou pagar em janeiro de 2022, porque a Lei Complementar 173 está impedindo”, afirmou. Reis ainda insinuou que os professores não deveriam reclamar, porque não foram demitidos.

Fato recorrente

Adenilson Reis (MDB-AM), já possui histórico contra a Educação. Em 2020, ele golpeou os professores com corte de salários, além disso, não pagou o abono do Fundeb e ignorou a recomendação do Ministério Público (MP-AM) para que os profissionais fossem ressarcidos. Para finalizar, o prefeito só pagou o 13º salário depois de inúmeros protestos da categoria.

Confira o pronunciamento: