Dez supermercados passarão a ter postos de vacinação contra a Covid em Manaus

MANAUS – O governador Wilson Lima (PSC-AM), anunciou na manhã desta terça-feira (11) que dez supermercados da capital amazonenses terão pontos de vacinação contra a Covid.

A estratégia, traçada pela Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM) e pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP) tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal em Manaus. Dados da FVS apontam que 100 mil manauaras ainda não tomaram nenhuma dose contra o coronavírus.

“Estamos intensificando o trabalho de vacinação, a arma mais poderosa contra a Covid 19. Há uma preocupação muito grande no sentido de fazer com que todos se vacinem”, disse o governador.

Wilson Lima destacou ainda outro perigo, durante o período do inverno amazônico aumenta o risco de contágio por gripes e viroses, principalmente da influenza.

“Vivemos um período delicado no Amazonas, que é o período chuvoso, em que aumentam significativamente os casos de síndromes respiratórias. Temos sensível aumento de procura de pessoas apresentando Influenza, HN3N2, Covid-19…”, disse. “Há uma epidemia praticamente em todo os estados de influenza. Nossas unidades hospitalares estão lotadas. Tem pessoas que estão contraindo gripe e Covid ao mesmo tempo”, completou.

O governador tranquilizou a população, que teme um novo colapso da saúde como o vivido em janeiro de 2021. “Se tiver uma situação parecida estamos preparados, mas eu acredito que não teremos. Estamos monitorando diariamente todas as situações, curva de casos e internações. Vamos mobilizar algumas estruturas para atendimento, caso tenha aumento significativo, principalmente na capital”, disse o governador.