Passageira expulsa mulher de metrô em SP por não usar máscara e é aplaudida

SÃO PAULO – Uma mulher expulsou outra passageira de um vagão do metrô da Linha 1-Azul de São Paulo, após perceber que ela não estava utilizando máscara facial, item obrigatório no transporte para proteção contra a covid-19. O caso ocorreu entre as estações Santana e Carandiru, e foi publicado nas redes sociais no último domingo (9). As passageiras não foram identificadas.

Nas imagens, as mulheres aparecem sentadas em lugares opostos do vagão, quando começam a gritar uma com a outra. A passageira sem máscara responde que não irá sair do vagão e que pagou para entrar no transporte. A outra mulher diz que o comportamento da primeira é uma “falta de respeito” com os demais passageiros e ameaça tirá-la do vagão.

Assim que o trem para e abre a porta, a outra mulher joga as coisas da passageira sem máscara para fora do trem. “Vai ficar lá fora” e a empurra para fora outra vez, impedindo que ela volte.

A atitude foi aplaudida pelos outros passageiros.

Segundo o autor da publicação, ela se identificou como enfermeira. “Uma cidadã estava sem máscara no vagão do metrô. Uma enfermeira pediu por gentileza para que ela colocasse a máscara novamente. Essa cidadã ofendeu a enfermeira”, escreveu o passageiro.

Em nota, a Companhia do Metropolitano de São Paulo disse que, “além de campanhas para o estímulo ao uso das máscaras, inseriu em seu aplicativo MetroConecta a opção de comunicar rapidamente sobre passageiros que não a utilizam, também capacitando seus colaboradores para orientá-los ou retirar o direito de viagem àqueles que insistirem no descumprimento”.