1,8 milhão de doses de vacinas pediátricas da Pfizer chegam ao Brasil

BRASIL – O Ministério da Saúde recebeu, nesta segunda-feira (24), mais 1,818 milhão de doses da vacina da Pfizer destinada a crianças entre 5 e 11 anos de idade. Com isso, as entregas da farmacêutica norte-americana somam 4,3 milhões de doses pediátricas até o momento.

De acordo com a pasta, o lote conseguiu ser antecipado em três dias. O próximo carregamento de vacinas, com mais 1,8 milhão de doses, tem previsão de chegada na primeira semana de fevereiro.

O voo UC-1507 com o lote, vindo de Amsterdã, chegou ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas, às 7h27.

No próximo mês, a expectativa é que a Pfizer entregue um total de 7,2 milhões de doses e, em março, mais 8,4 milhões de imunizantes. O esquema vacinal para crianças com este imunizante é composto por duas doses com um intervalo de oito semanas.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso do imunizante em crianças de 5 a 11 anos em 16 de dezembro de 2021, mas a faixa etária foi incluída pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 apenas no dia 5 de janeiro.

A Pfizer não é mais a única opção de vacinas para as crianças e adolescentes: quem tem entre 6 e 17 anos também passou a poder receber a CoronaVac. A aprovação foi dada pela Anvisa no dia 20 de janeiro.

Diferentemente da Pfizer, que tem uma dosagem diferente para a aplicação em crianças, a vacina CoronaVac é a mesma para todos, o que facilitou a capacidade de oferta do imunizante no Brasil.

O Ministério da Saúde autorizou que os estados utilizem dos estoques existentes para vacinar a nova faixa etária e também demonstrou interesse em adquirir 7 milhões de doses com o Instituto Butantan.