Em Manaus, são resgatados quase 80 animais em situação de maus-tratos

MANAUS – Uma operação policial, deflagrada na manhã desta segunda-feira (31), por volta das 7h30, resultou no resgate de 77 animais, que estavam sendo mantidos em situação de maus-tratos por um casal de idosos dentro de uma casa, na rua Gardênia, no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste de Manaus.

De acordo com o delegado Torquato Mozer, titular do 30° Distrito Integrado de Polícia (DIP), os animais estavam presos em uma casa de apenas dois cômodos e eram mantidos amarrados pelos donos do imóvel, em situação insalubre.

Além de gatos mortos no interior da casa, que mede cinco metros quadrados, também haviam animais em gaiolas.

“A situação foi denunciada por vizinhos e realmente configura um crime de maus-tratos à animais. Porém é preciso averiguar a situação desses moradores, pois não se tratam de criminosos e sim de pessoas do bem, conforme os relatos no local. A ação teve apoio de psicólogos e assistentes sociais que nos deram todo apoio nessa atuação para que ocorresse o menor impacto possível a essas pessoas”, explicou Mozer.

Protetores da causa animal acompanharam a ação e realizaram o resgate dos animais. Houve bastante resistência dos moradores para que as equipes pudessem entrar na residência. Foi necessária a atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) devido ao casal ter ficado bastante abalado emocionalmente com o resgate dos animais.

Após o resgate, os animais foram levados para tratamento em uma clínica veterinária onde serão disponibilizados para adoção. A polícia afirmou vai interrogar a dona do imóvel e apurar a situação para depois iniciar os procedimentos legais.