Cocaína envenenada mata ao menos 20 na Argentina; suspeita é de uso de raticida

ARGENTINA – Pelo menos 20 pessoas morreram e outras 70 estão internadas em hospitais da região metropolitana de Buenos Aires, após consumirem cocaína adulterada. Segundo o jornal argentino Clarín, investigadores acreditam que a droga tenha sido contaminada com veneno de rato e apuram se o caso envolve uma guerra entre grupos narcotraficantes rivais.

Os casos foram registrados nas cidades de Hurlingham, Tres de Febrero, San Martín e Ituzaingó. O secretário de Segurança da Província de Buenos Aires, Sergio Berni, pediu na quarta-feira (02) que quem comprou drogas nos últimos dois dias jogue todo o produto fora. Em declaração à rede Telefé, ele disse que o número de mortos pode subir. “Estamos trabalhando para tirar (a droga) de circulação.”

O caso provocou comoção no país. A emissora de televisão América, de Buenos Aires, passou a estampar na sua tela o telefone de urgência da Secretaria de Prevenção às Drogas (Sedronar).

A ex-ministra de Segurança, Patricia Bullrich, opositora do governo atual, disse que “é um dia triste na história argentina”. Especialistas em toxicologia disseram que a situação representava um “alerta epidemiológico”, já que não se sabia quantas pessoas podem ter consumido a cocaína adulterada.

“O sistema de saúde deveria estar atento e preparado para receber estas pessoas de forma urgente, não se sabe quantos podem estar nesta situação crítica. Esta situação deve ser enfrentada como uma crise sanitária de surto epidemiológico, como recomenda o CDC [Centro de Controle e Prevenção de Doenças]”, disse o presidente da Sociedade Latino-Americana de Infectologia Pediátrica, Roberto Debbag.