Volta às aulas: escolas reabrem de forma 100% presencial em oito estados

BRASIL – Em meio ao avanço da variante Ômicron do coronavírus, que tem levado o Brasil a registrar recordes de casos de Covid-19, redes estaduais de ensino têm retomado as aulas presenciais.

Nesta segunda-feira (7), 10 estados reabrirão as escolas e receberão estudantes. Essa é a maior volta às aulas presencial conjunta desde o início da pandemia.

Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Roraima e Santa Catarina terão aulas presenciais.

Os dados foram analisados pelo jornal Metrópoles, com base em material publicado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e divulgado pelos Executivos locais.

O aumento de adoecimentos, porém, fez com que ao menos quatro estados adiassem o retorno às escolas: Paraíba, Piauí, Amazonas e Rio Grande do Norte.

Mudanças

Na sexta-feira (4), o governo do Piauí decidiu adiar as aulas presenciais de escolas públicas estaduais para março e orientou que o setor privado faça o mesmo. As atividades de ensino devem começar somente em 3 de março.

A Secretaria Estadual de Educação da Paraíba tomou a mesma decisão. Agora, o início das aulas nas escolas estaduais paraibanas será em 14 de fevereiro — próxima segunda-feira.

Lá, a decisão foi tomada para que as escolas corrijam irregularidades nas matrículas dos estudantes. O regresso será em formato híbrido, com metade dos alunas na modalidade presencial e a outra parte em sistema remoto.

Regras

As regras para o regresso dos estudantes é definido pelas prefeituras. A vacinação dos alunos, por exemplo, é obrigatória em alguns estados, mas em outros só é recomendada.

Alguns estados, como São Paulo, Ceará, Amapá e Paraíba, vão exigir comprovação de conclusão do ciclo vacinal para que as aulas sejam frequentadas.