Lula afirma que presidente Bolsonaro tem conhecimento de que é preciso garantir a ZFM

No encontro em Manaus nesta tarde de segunda (07) com o senador Omar Aziz e o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos, ambos do PSD do Amazonas, o presidenciável Lula da Silva (PT) falou sobre o decreto do governo Bolsonaro que atinge a Zona Franca de Manaus (ZFM).

A questão se refere à redução de 25% na alíquota de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Com isso, os produtos do polo industrial da ZFM perdem competitividade ante outros centros, principalmente Sul e Sudeste, quanto aos aspectos tributário e logístico, principalmente.

“Todos os presidentes da República sabem que não é possível tomar medida que prejudique a economia dos estados. Sou favorável à redução de impostos, mas isso não pode prejudicar o Amazonas e a sua zona franca”, afirmou Lula.

Em conversa com a comitiva de aliados, Lula fez questão de afirmar que seu candidato a senador é Omar Aziz, na disputa por reeleição. O PSD caminha para marchar ao lado do petista na eleição presidencial. Falta definir se no primeiro ou segundo turno.

Cacique do PSD no Amazonas e um dos líderes nacionais do partido, Aziz já marcou posição de que apoio a Bolsonaro não é sequer cogitado.

O principal sinal disso foi emitido desde a CPI da covid, que como resultado indiciou o presidente da República por crimes e irregularidades no combate à pandemia de covid no Brasil.

Candidaturas Petistas – Lula afirmou ainda que sua prioridade é eleger senador e deputado federal.

Quanto ao Governo do Amazonas, o líder dos petistas recomendou que o partido só lance candidato se tiver chance de vitória. O nome que vem crescendo para disputar o cargo é do ex-senador João Pedro Gonçalves. Contudo, não há nenhuma definição por parte do PT quanto a isso.

Além de Aziz e Ramos, outros políticos do PSD, PCdoB e do PT no Amazonas foram ao aeroporto Eduardo Gomes participar da rápida reunião com Lula. Ele voltava de viagem ao México.