Brasil – Uma criança morreu ao cair em um canal na rua 25 de abril, em Marabá, no sudeste do Pará.
A vítima, Messias Brandão, de 2 anos, desapareceu enquanto a avó mexia uma panela e foi encontrado afogado no bueiro, que havia transbordado durante forte chuva na cidade, nesta sexta-feira (11).
Segundo moradores, o local, conhecido como “grota”, costuma ficar totalmente alagado com a chuva. Enquanto isso, a criança estava sentada em uma cadeira na casa onde morava com a avó paterna.
A avó disse que chegou a procurar a criança, mas já a encontrou desacordada, a três quadras da casa, onde vizinhos tentavam reanimá-la, enquanto o socorro médico não chegava. Messias chegou a ser ao hospital municipal, mas não resistiu.
“Lembro que chovia muito, e ele estava sentadinho dentro de casa, e eu com uma panela no fogo. Foi o tempo de eu me virar e ele não estava mais lá. Me desesperei, sai na rua, ninguém sabia dele, olhei o bueiro e me perguntei, será se meu filho caiu aí dentro, não, ele não pode ter caído“, conta Lícia Pereira dos Santos.
“Corri e vi uma multidão na rua, fui até lá e só vi ele estirado no chão”.
Lícia dos Santos disse que Messias a via como mãe. O corpo da criança foi velado na casa da avó materna, que mora na mesma rua. O enterro foi às 14h.
No início da tarde deste sábado a família disse que não havia conseguido apoio da prefeitura municipal, já que tiveram dificuldades financeiras para organizar o velório e o enterro.
Em nota, a prefeitura disse que, por meio da Secretaria de Assistência Social, a criança estava sendo acompanhada pelo programa Criança Feliz, que é um projeto de apoio às crianças carentes. Segundo a nota, a criança iria retomar a interação com o projeto já na segunda-feira.
A secretaria afirmou que “lamenta profundamente o fato” que “a equipe do plantão social já está em ação para auxílio à família”. Além disso, informou que assistentes sociais estão em contato com a família a amparando com apoio social, psicológico e financeiro.
Fonte: G1





