Programa de governo de Lula quer educar polícia para combater racismo

Brasil – O PT quer educar as polícias para combater o racismo e o tratamento diferente entre pobres e ricos na instituição em um eventual novo governo do ex-presidente Lula.

A afirmação é de um dos coordenadores do grupo que debate Segurança Pública na Fundação Perseu Abramo, Alberto Cantalice, que participou do programa “Militância Sem Filtro”, realizado no Twitter Spaces pelo perfil Vozes Progressistas nesta segunda-feira (21/3).

“Em qualquer lugar do mundo a polícia tem o papel fundamental em garantir o direito de ir e vir do cidadão, mas não podemos ter polícia racista, que trata morador da área nobre de um jeito e da área pobre de outro jeito, como se tivesse brasileiro de primeira categoria e brasileira de segunda categoria”, afirmou.

A solução, prosseguiu o dirigente petista, passa por “educar a polícia”. Ele frisou que a “polícia é fundamental para garantir a democracia e a segurança” e que, por isso, “a polícia tem que ser cidadã”. Assim, a polícia “tem de ser incisiva contra os criminosos, não contra o cidadão”.

A Segurança Pública é um dos 25 eixos temáticos que nortearão a campanha de Lula para a Presidência da República. Além de Cantalice, o grupo que debate o assunto tem como coordenadores o deputado federal Paulo Teixeira e o ex-governador do RS Tarso Genro.

As propostas de cada eixo temático serão encaminhadas para a coordenação de campanha de Lula, que selecionará as que chegarão no programa de governo do ex-presidente.