BBF e Vibra vão produzir combustível para aviação com óleo de palma no Amazonas

A BBF (Brasil Biofuels) vai produzir no Amazonas combustível sustentável de aviação, conhecido como SAF, a partir do óleo de palma. Com incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM), a biorrefinaria teve entrar em operação em 2025 ao custo de R$ 2 bilhões.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (13), em São Paulo, pela distribuidora de combustíveis Vibra (ex-BR Distribuidora) e a BBF.

A unidade na ZFM terá capacidade de produção de 500 mil metros cúbicos de combustível ao ano.

De acordo com reportagem de O Globo, esse combustível para aviões a partir de fontes renováveis só é produzido atualmente na Europa e nos Estados Unidos.

“Há projeção de forte crescimento de demanda por parte de companhias aéreas projetada para os próximos anos como resultado das estratégias empresariais para neutralizar emissões de carbono”, diz o jornal.

A BBF é produtora de óleo de palma e operadora de 18 usinas termelétricas na região Norte e já havia firmado uma parceria com a Vibra em novembro de 2021 para que a planta fosse dedicada à produção de HVO (óleo vegetal hidrotratado), o chamado biodiesel verde.

Segundo Milton Steagall, presidente da BBF, após a Vibra ter sido procurada por companhias aéreas sobre a viabilidade de se produzir o SAF no Brasil, a produtora de óleo de palma decidiu investir em adaptações em seu projeto para conseguir, também, refinar o SAF além do HVO.

A Vibra contratou toda a produção da futura refinaria em um contrato de cinco anos, prorrogável por mais cinco, e deverá fazer a distribuição e comercialização dos produtos.

“Consultamos as tecnologias disponíveis hoje no mundo (para a produção de SAF) e faremos um investimento para a implantação. Poderemos fazer SAF, biodiesel verde ou ambos. O processo será verticalizado, o combustível será produzido principalmente com o óleo de palma que já produzimos, o que diminui riscos”, afirmou Steagall.

A empresa possui plantações de Palma no Pará e em Roraima. A refinaria será prioritariamente abastecida por óleo vindo de instalações da empresa em São João da Baliza (RR).