Perigo: jovem é eletrocutado enquanto mexia no celular conectado à tomada

Um jovem de 22 anos sofreu uma forte descarga elétrica no final da tarde do último domingo (17), após mexer no celular enquanto ele carregada. O caso aconteceu em Santarém, no Oeste do Pará.

De acordo com informações preliminares, o jovem estava manuseando o aparelho celular que estava conectado em um carregador na tomada, quando acabou sendo eletrocutado. Ele caiu no chão e bateu a cabeça.

Familiares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que quando chegou ao local encontrou o jovem desacordado. Ele foi encaminhado ao Pronto Socorro Municipal (PSM), onde recebeu atendimento médico.

Apesar do susto, o estado de saúde do jovem é estável.

TODO CUIDADO É POUCO – Os riscos para quem faz uso do telefone celular durante o período de chuvas, sobretudo quando há incidência de raios e trovões, são muito altos. E casos dessa natureza têm sido recorrentes tanto em Santarém quanto nos demais municípios da região.

Dois casos dessa natureza ja foram registradas no mesmo ano pelo mesmo motivo. Uma jovem de 18 anos morreu depois de receber uma descarga elétrica. Radja Ferreira de Oliveira usava o celular quando foi atingida. No mesmo ano, um homem foi atingido por um raio no município de Curuá. Semeão Tavares usava o aparelho celular quando recebeu uma violenta descarga elétrica.

O Corpo de Bombeiros alerta e recomenda que as pessoas evitem usar o aparelho celular ligado à tomada em dias de chuvas e relâmpagos. Aliás, independente do dia, os especialistas orientam que não é correto utilizar o equipamento enquanto ele está carregando. Pode-se correr o risco de acontecer uma explosão da bateria, ou a pessoa levar um simples choque, sofrer queimaduras e até a mesmo a morte provocada por uma descarga elétrica.