Governo federal usa Lei Rouanet para aprovar livro sobre história das armas

BRASIL – O governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, aprovou o uso de R$ 336 mil em verbas públicas para produção de um livro sobre a história das armas no Brasil. O projeto é financiado pela fabricante de armas Taurus, única apoiadora até o momento, por intermédio da Lei Rouanet.

O livro “Armas & Defesa: A História das Armas no Brasil” terá uma tiragem de 3 mil exemplares com 120 páginas cada, além de uma edição eletrônica e gratuita. A obra vai tratar dos marcos da história armamentista no país até o século 21, apresentando artefatos e objetos utilizados como armas de defesa e caça.

Nessa terça-feira (19), a Agência Pública publicou vídeo do ex-secretário de Fomento à Cultura André Porciuncula. Nas imagens, ele incentiva a utilização de recursos públicos para projetos de cunho armamentista.

O projeto foi aprovado em dezembro do ano passado pelo governo federal, durante a gestão do ex-secretário André Porciuncula.

O projeto do livro conta com cinco palestras presenciais, que serão transmitidas de forma on-line, sobre o conteúdo da obra. Nesses encontros, o público deverá ser composto por ao menos 50% de estudantes e professores de escolas públicas com mais de 18 anos.

“Ademais, informamos que o projeto prevê a adoção dos protocolos sanitários, bem como, reiteramos que não será solicitado passaporte sanitário ou qualquer outra forma de medida restritiva e/ou discriminatória em nenhuma atividade proposta no presente projeto”, comunica o resumo da proposta divulgado no Diário Oficial da União.

A Taurus já financiou sete iniciativas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, segundo dados do portal da Rouanet. A empresa apoiou projetos como um memorial do Holocausto no Rio de Janeiro e um programa de oficinas de músicas e artes visuais para pessoas em situação de vulnerabilidade social na capital carioca.