Após sorteio, Alexandre de Moraes é escolhido como relator da ADI contra decreto do IPI

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), foi escolhido mediante sorteio para ser o relator de uma Ação Direta a Inconstitucionalidade (ADI), que fora protocolada pelo Governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, na manhã desta segunda-feira (02/05).

A ação visa suspender o decreto que fere o Pólo de Concentrados da Zona Franca de Manaus, além de prejudicar os empregos ligados à essa área.

A esperança é que Wilson Lima, requeira ao ministro uma audiência de apelo pela indústria e modelo econômico amazonense. O governador do amazonas mesmo antes de saber que Alexandre seria o relator, disse que iria solicitar uma reunião para ”sensibilizá-lo sobfe a importância que a Zona Franca de Manaus tem para todo o estado amazonense, com manutenção e geração de empregos e renda”.

O decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro na última quinta-feira (28), zerou o IPI da principal matéria-prima dos refrigerantes e pode levar gigantes como a Coca-Cola e a Ambev a sair da região.