Falsa pesquisa mente sobre números dos portais de notícia locais em pleno ano eleitoral

AMAZONAS – Uma pesquisa sobre a audiência dos sites, portais e blogs de notícia do Amazonas começou a circular esta semana no cenário da comunicação e da política amazonense. Nela, são listados os supostos números de acesso que cada meio recebe mensalmente – alguns deles extraordinários, diga-se de passagem.

Surpreende, no entanto, que tal pesquisa tenha sido realizada sem o conhecimento dos veículos mencionados, o que põe em cheque a veracidade do levantamento.

Por exemplo, na suposta pesquisa o site Amazonas Atual aparece em 10ª colocação, com mais de 3,5 milhões de acessos. A redação do Atual, no entanto, desconhece os números. Em editorial publicado nesta quarta-feira (18), o Atual afirma que teve, em abril, “mais de um milhão em alcance nas redes sociais e cerca de 800 mil páginas visualizadas no site”, números muito distantes dos elencados pela pesquisa.

Outro dado que chama atenção é o fato de veículos consolidados no estado como o Portal A Crítica e o Portal Em Tempo aparecem com números muito inferiores ao primeiro colocado. O g1 Amazonas, do grupo Rede Amazônica – filiada da Rede Globo, nem sequer é citado.

O Portal da Capital AM tem números muito superiores aos 1.2 milhões apresentados. Conforme o Google Analytics, o site registra de 2 a 3 milhões de acessos mensalmente.

Ano Eleitoral e Fake News

Em ano eleitoral, uma pesquisa com esse teor soa como estratégia de marketing de veículos para venda de espaço publicitário a políticos. Cabe ressaltar também que, de acordo com a lei 9.504/97, divulgação de pesquisa falsa é crime.

A legislação prevê multa de até R$ 106.410,00 (cento e seis mil, quatrocentos e dez reais), além de detenção de seis meses a um ano, para quem divulgar pesquisa sem o prévio registro ou pesquisa fraudulenta.