sábado, 24 de janeiro de 2026
Início BRASIL Azul embarca cãozinho Pug na cabine de avião após ação ajuizada por...

Azul embarca cãozinho Pug na cabine de avião após ação ajuizada por advogado amazonense

BRASIL – A juíza de Direito da 9ª Vara do Juizado Especial Cível de Belém, Marcia Cristina Leão Murrieta, determinou que a empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A. embarcasse o cão “Flop”, que precisava realizar procedimento de otoendoscopia e videofibroscopia ótica, em clínica localizada em Maceió/AL.

A ação foi ajuizada pelo advogado amazonense Klinger Feitosa e gerou o Processo de nº 0843310-60.2022.8.14.0301.

A requerente informou ao Portal que a viagem ocorreu no dia 26 de maio deste ano e a companhia aérea reclamada se recusou a autorizar o transporte, na cabine de passageiros, de Flop, que também é animal de apoio emocional da requerente, pois seu porte transcendia aquele admitido por políticas internas de voo da Azul, e também que, atualmente, a empresa aérea apenas está autorizando o transporte de animais de apoio emocional em cabine para voos internacionais realizados para os Estados Unidos.

Diante disso, a tutora não teve escolha, procurou um advogado para ajuizar uma ação específica para o caso e obteve sucesso, conseguindo uma liminar para viajar com seu cãozinho em busca de tratamento médico veterinário em outro Estado.

Trechos da decisão: “Diante da presença dos requisitos necessários, defiro o pedido de tutela provisória de urgência, determinando que a reclamada autorize o embarque do animal de apoio emocional da parte autora (cão “Flop”) na cabine da aeronave, nos voos de ida e volta contratados pela mesma (26.05.2022/29.05.2022), sob pena de multa de R$5.000,00, a ser revertida em prol da reclamante, sem prejuízo da execução provisória da obrigação, na qual poderá ser aplicada nova multa.”