Quadrilha de síndicos conhecidos como ‘Máfia da Multa’ na mira do MP

MANAUS – O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu investigação contra uma quadrilha de síndicos do Condomínio Residencial Ponta Negra I.

A ação do MP acontece após uma série de denúncias de extorsão, coerção e danos morais e patrimoniais contra moradores do residencial. Além disso, o grupo é acusaso de invasão de terras.

Vários moradores foram vítimas da ação do bando, que constrange os condôminos através de perseguições e ameaças. Conhecidos como ‘Máfia da Multa’, os síndicos costumam aplicar a penalidades a obras que eles mesmos julgam irregulares, e mesmo com todas as documentações e autorizações para a realização das mesmas, mandam demolir o que já foi construído.

Entre as investigadas está Solange Belfort (atual síndica) e Sônia Lofiego (subsíndica), outro nome citado é o de João Bosco Botelho, esposo de Solange. Ele é acusado de tentativa de extorsão contra um empresário que comprou um terreno nas dependências do condomínio e chegou a exigir R$ 100 mil para que ele não fosse alvo das empreitadas de Solange e Sônia.

Entre as ações da quadrilha está a derrubada de muros construídos por condôminos para delimitar suas áreas de terreno. O que causa prejuízo aos moradores, já que é gasto valores com materiais, mão de obra e licenças junto aos órgãos competentes.