Quadrilha dos síndicos: grupo é suspeito de pagar portal para publicar fake news; eles são denunciados por extorsão

Uma nova decisão judicial, pelo Juiz de Direito em substituição, Rogerio José da Costa Vieira deferiu liminarmente a expedição do mandado de manutenção de posse em favor de um morador da área, que vem sendo vítima por uma suposta quadrilha de síndicos do condomínio de luxo Condomínio Residencial Ponta Negra 1, localizado na zona oeste da capital amazonense.

Os suspeitos são acusados de tentativa de extorsão, danos morais, materiais, além de crime de esbulho possessório, por invadir terrenos da Avenida Equador, do lote 01, mesmo com toda a documentação em dias, taxas de iluminação e IPTU pagos e tudo legalizado.

Na terça-feira (21/6), o Ministério Público do Estado (MPE) reconheceu a denúncia do dono do lote, e instaurou os crimes narrados pela vítima, abrindo uma denúncia criminal à Justiça contra a suposta quadrilha de síndicos do condomínio Residencial Ponta Negra 1.

Segundo informações, um quarto suspeito também estaria fazendo parte da organização criminosa, identificado como Barreto Benevides Vieira, este seria o chefe de manutenção do condomínio.

Seguindo as informações, o grupo criminoso, age de forma agressiva e faz ameaças aos proprietários, inclusive em mensagens de aplicativo. O condomínio estaria agindo de forma arbitrária para construir uma obra no terreno de um proprietário que fica próximo do condomínio. Acompanhe nas imagens:

Derrubada do muro

No mapa do lote divulgado por um portal suspeito de publicar uma matéria paga para favorecer o condomínio, eles mentem ao dizer que o morador estaria destruindo área qualificada como de preservação, tendo em vista que o proprietário do lote está com toda a documentação em dias. Veja as imagens:

Imagem falsa (Google Earth)
Imagem verdadeira (Google Earth)

No texto da decisão o juíz aponta que a síndica do Condomínio Residencial Ponta Negra 1 e os outros envolvidos no esquema, estão proibidos de destruir a posse do morador que vem sofrendo com os transtornos causados, sob pena de multa. Confira a decisão abaixo:

De acordo com denúncia de uma das vítimas, a recém síndica do local, identificada como Solange Belfort e a subsíndica Sônia Lofiego, que também é investigadora da Polícia Civil do Amazonas, agem de forma arbitrária com os donos de terrenos, criando uma série de constrangimentos, quebrando muros, perseguições e ameaças. Confira:

E ainda, o marido da síndica Solange, identificado como João Bosco Botelho, é acusado de tentar extorquir um empresário, que comprou um dos terrenos do condomínio, na Avenida Equador, com uma cobrança de R$ 100 mil para viabilizar a área, sem obter problemas contratuais com as síndicas. Veja o print:

Tentativa de extorsão

Além da tentativa de extorsão, no dia 3 de junho, o empresário vítima da suposta quadrilha teve grande parte de seu muro derrubado, com um trator após ordens da subsíndica Sônia, que chamou uma viatura da PM e os policiais ameaçaram prender os trabalhadores. Confira: