Ministro da Economia promete zerar IPI se Bolsonaro for reeleito

Paulo Guedes, ministro da economia afirmou que zeraria o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), em caso de reeleição do atual presidente do país, Jair Messias Bolsonaro.

Em outra ocasião, o presidente afirmou que se voltar para um segundo mandato, deixará Guedes no cargo. O ministro é tratado como inimigo da Zona Franca de Manaus (ZFM) ao não excepcionalizar os produtos fabricados no estado amazonense no decreto presidencial que reduziu a alíquota do IPI em todo o país.

Ele também havia prometido que a desoneração não afetaria a Zona Franca de Manaus, porém não cumpriu a promessa.

O decreto presidencial reduziu a alíquota do IPI sem excepcionalizar os produtos que são fabricados no Amazonas, onde as indústrias são isentas. Com isso, a bancada parlamentar ingressou com ação direta de inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF).

ENTENDA – O IPI é um tributo que incide sobre os produtos industrializados, e o valor costuma ser repassado ao consumidor no preço final das mercadorias. O imposto possui alíquotas diversas que, em geral, variam de zero a 30%. No final de fevereiro, Bolsonaro editou um decreto que reduz o imposto em até 25%. A medida gerou críticas de empresários e políticos do Amazonas, que argumentam que a medida diminui a competitividade da ZFM.