Amazonino usa AM-070 como realização própria e esconde que Wilson Lima concluiu a obra

AMAZONAS – Em ritmo de pré-campanha, o ex-governador Amazonino Mendes tenta colar sua imagem à duplicação da AM-070, que liga Manaus a Manacapuru, Iranduba e Novo Airão. A obra, na realidade, foi finalizada em tempo recorde pelo governador Wilson Lima.

Iniciada há quase 10 anos, quando o agora senador Omar Aziz era o governador do estado, a duplicação da AM-070 passou por diversas gestões – incluindo o próprio Amazonino -, sem nunca ser concluída.

Para se ter noção, de 2013 até 2019 (ano em que Wilson Lima assumiu o Governo do Estado), apenas 34 quilômetros da estrada haviam sido construídos. Em dezembro de 2021, Lima entregou a rodovia com 78,1 km à população amazonense, fazendo em um mandato o que muitos não fizeram em quase uma década.

Vale lembrar que o próprio Amazonino, hoje pré-candidato pelo Cidadania, paralisou os trabalhos de duplicação da rodovia quando assumiu o governo do Amazonas em 2018, em mandato tampão. Naquela época, os cofres do Estado dispunham de R$ 402 milhões a serem empregados na obra, mas o Negão preferiu engavetar o projeto por mais um tempo.