domingo, 25 de janeiro de 2026
Início POLÍTICA Em evento com Lula, PSB oficializa nome de Alckmin para vice nesta...

Em evento com Lula, PSB oficializa nome de Alckmin para vice nesta sexta (29)

BRASIL – O PSB realiza nesta sexta-feira (29) sua convenção nacional que oficializará a candidatura a vice-presidente do ex-governador Geraldo Alckmin na chapa encabeçada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ambos comparecerão ao evento do PSB. Na convenção do PT que oficializou a candidatura de Lula, ex-presidente e ex-governador não estiveram presentes.

O encontro será realizado das 14h às 17h, em um hotel na Asa Sul de Brasília, e deve selar a chapa de Lula e Alckmin 16 anos após a dupla rivalizar no segundo turno das eleições presidenciais de 2006. Se confirmada, essa será a terceira disputa presidencial do ex-tucano — a primeira como candidato a vice. Em 2018, ele ficou na quarta colocação no primeiro turno.

A aproximação dos antigos adversários foi anunciada ainda no ano passado, em um jantar promovido pelo grupo de advogados Prerrogativas, em São Paulo. Alckmin acompanhou Lula em grande parte da pré-campanha e, segundo o petista, o ex-governador “não será um vice decorativo”.

Após 33 anos de PSDB, partido o qual foi um dos criadores, o ex-governador fará a sua primeira eleição pelo PSB. Ele deixou os tucanos após se sentir desprestigiado por parte do partido.

Iniciado no dia 20, com o encontro que oficializou a candidatura à Presidência do ex-ministro Ciro Gomes, mas sem a indicação de um vice, o prazo para realização das convenções partidárias termina no dia 5 de agosto.

No último domingo (24), foi a vez do presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmar a sua candidatura à reeleição e o nome do general Walter Braga Netto (PL) como vice na chapa. Simone Tebet (MDB), André Janones (Avante) e Leonardo Péricles (UP) – que terá Samara Martins como vice – também já foram oficializados no pleito.

Além deles, Felipe d’Avila (Novo), Pablo Marçal (Pros) e Sofia Manzano (PCB) devem ser confirmados no dia 30; Vera Lúcia (PSTU) e José Maria Eymael (DC), no dia 31; e Luciano Bivar (União Brasil), em 5 de agosto.