PSTU oficializa Vera Lúcia como candidata à Presidência da República

Eleições – O PSTU oficializa, em convenção marcada para este domingo (31), às 14h30, em São Paulo, a cientista social Vera Lúcia como candidata à Presidência da República. O primeiro turno da eleição presidencial está marcado para 2 de outubro.

É a segunda vez que Vera Lúcia se lança como candidata ao Palácio do Planalto. Em 2018, ela conseguiu mais de 55 mil votos e ficou na 11ª colocação entre os 13 postulantes.

Em eleições anteriores, Vera se candidatou a deputada federal e à prefeitura de Aracaju, nunca tendo vencido uma eleição.

Aos 54 anos, ela é formada em Ciência Sociais pela Universidade Federal de Sergipe e foi uma das fundadoras do PSTU, em 1994.

A candidata a vice pelo PSTU também será uma mulher – a indígena Kunã Yporã (Raquel Tremembé), da etnia Tremembé, do Maranhão.

Iniciado no último dia 20, o prazo para a realização das convenções partidárias termina no dia 5 de agosto.

Em 20 de julho, o ex-ministro Ciro Gomes, em convenção do PDT, foi o primeiro a ser confirmado como candidato.

Também já foram confirmadas as candidaturas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de André Janones (Avante), do presidente Jair Bolsonaro (PL), de Leonardo Péricles (UP) e de Simone Tebet (MDB).

Felipe d’Avila (Novo) e Sofia Manzano (PCB) foram confirmados no sábado (30); e Pablo Marçal (Pros), neste domingo (31).

A oficialização pelo DC da candidatura de José Maria Eymael está marcada para terça (2), e a convenção do União Brasil, que tem Luciano Bivar como pré-candidato, ficou agendada para sexta-feira (5).

Mesmo depois das convenções, os partidos e os aprovados por eles podem desistir de disputar a Presidência. As candidaturas precisam ser registradas até dia 15 de agosto. A campanha começa no dia 16.

Fonte: CNN