Manaus terá ‘Sabadão da Saúde’ com vacinas, exames e consultas no mês de agosto

Manaus – Manaus terá quatro edições do “Sabadão da Saúde” ao longo do mês de agosto com a ampliação da rede de atendimento em todos os distritos da cidade. Ação vai ofertar serviços voltados à saúde da mulher, atendimento para pessoas com suspeita de hipertensão ou diabetes, além da atualização da caderneta de vacinação infantil.

Para o atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) abrirá aproximadamente 50 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde os usuários terão acesso aos serviços das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento. No sábado (20), quando será realizado o “Dia D de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação”, o número de unidades será ampliado para 106.

Djalma Coelho explicou que a intensificação da oferta dos serviços aos sábados tem o objetivo de acelerar o atendimento das pessoas que estão em atraso com o acompanhamento da saúde em áreas consideradas prioritárias. O secretário ressaltou que Manaus precisa avançar em coberturas como vacinação em menores de 1 ano, realização de exame preventivo e acompanhamento de hipertensos e diabéticos.

Serviços

Durante as quatro edições do “Sabadão da Saúde”, a secretaria vai oferecer as vacinas do calendário infantil para as crianças de 0 a 14 anos. Todos os que estiverem na idade certa para se vacinar ou que estiverem em atraso com uma das vacinas devem ser levados aos locais de atendimento. O chamado vale especialmente para as crianças menores de 1 ano em atraso com as vacinas contra a poliomielite e a pentavalente, ambas aplicadas aos dois, quatro e seis meses de vida.

Para as pessoas que têm confirmação ou suspeita de hipertensão ou diabetes, serão oferecidas consultas, aferição de pressão, realização do exame de hemoglobina glicada, renovação da receita e dispensação de medicamentos. Quem está nessa condição e não fez nenhuma avaliação médica nos últimos quatro meses deve procurar uma das unidades em funcionamento, levando receitas e exames anteriores, se possível.

Para as mulheres, em especial, serão oferecidos dois serviços: consultas de pré-natal, a partir de um mês de gestação, para as grávidas que ainda não iniciaram ou estão em falta com uma das seis consultas exigidas para o pré-natal completo; e coleta de exame preventivo para as mulheres que têm entre 25 e 64 anos.

Público

Monitoramento da Semsa, realizado pelo Departamento de Inteligência de Dados, mostra que 43 mil pessoas são consideradas prioridade para o “Sabadão da Saúde”, por estarem em atraso com um ou mais itens do acompanhamento de saúde.

De acordo com o levantamento, 16.062 pessoas com diagnóstico de diabetes e 29.887 com hipertensão estão pendentes com as consultas e exames necessários.  Em relação ao pré-natal, 1.697 gestantes têm pendências no acompanhamento da gravidez, que prevê um total de seis consultas ao longo da gestação, e 3.934 crianças estão atrasadas com vacinas do calendário básico.

Os dados se referem aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), já cadastrados na rede municipal de saúde.

Acesso

Para ser atendido em uma das unidades do “Sabadão da Saúde”, o usuário deve apresentar documento de identificação com foto e CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS).

A relação das unidades abertas durante as quatro edições do “Sabadão” pode ser consultada a cada semana no site da Semsa e nas redes sociais da Secretaria (@semsamanaus, no Instagram e Semsa Manaus, no facebook).

Cobertura de vacinação infantil 

Durante a coletiva, Djalma Coelho chamou a atenção para a responsabilidade dos pais em relação ao cumprimento do calendário de vacinação infantil. Ele destacou que desde 2017 a cobertura vacinal está em queda em nível global e que doenças antes erradicadas ou eliminadas estão ressurgindo.

Esse é o caso do sarampo que voltou a ter notificações no território nacional, levando o Brasil a perder o selo de país livre da doença. Ele também citou a poliomielite, já erradicada no país, e que volta a ser uma ameaça diante de casos notificados recentemente na África, nas Américas e em Israel.

O secretário destacou que, além do “Sabadão da Saúde”, a prefeitura vai realizar, a partir de segunda-feira (8), a “Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação”.