Lei que proíbe uso de cigarros eletrônicos é promulgada no estado amazonense

A Assembleia legislativa do Amazonas (ALEAM) promulgou na manhã desta quarta-feira (10) a proibição do consumo de cigarros eletrônicos em ambientes de uso coletivo ou privado do estado.

O projeto que resultou na proibição altera a redação do Art. 1o da Lei no 3.441, incluindo cigarrilhas, cigarro, cigarro eletrônico, vaporizadores, vape, e-cigarro, e-cig, e-cigarette ou qualquer outro Dispositivo Eletrônico para Fumar (DEF) ao rol de fumígenos já legalmente proibidos.

Autor do projeto, o deputado estadual Delegado Péricles (PL) destacou que ‘o trabalho pela saúde da nossa população começa na prevenção’.

‘O alastramento de doenças provenientes do consumo desse tipo de fumo precisa ser combatido e eu, como deputado estadual, vou legislar do jeito que for possível para atuar neste sentido’, afirmou o parlamentar

O projeto de lei de Péricles foi fundamentado em estudos de profissionais de saúde que continuamente alertam para o risco de câncer de pulmão, boca e bexiga resultantes do uso dos cigarros eletrônicos em longo prazo, além do, estreitamento das artérias e doenças respiratórias.

Hoje efetivamente  tomamos importante posicionamento sobre a saúde da população em nosso estado’, concluiu.