Eleições 2022: Dança das cadeiras na Câmara Municipal de Itacoatiara

AMAZONAS – A Câmara Municipal de Itacoatiara tem uma verdadeira “Dança das Cadeiras”, três dos 17 vereadores eleitos dão lugar aos seus suplentes e mais mudanças devem acontecer

Richardson do Mutirão (PL), eleito com 1.036 votos, apresentou o pedido de licença do cargo de Vereador no final de Abril. A solicitação foi feita conforme o regimento interno da Câmara combinando com a lei orgânica do município de Itacoatiara. Com o licenciamento de Richardson do Mutirão, quem assumiu a vaga na CMI foi o primeiro suplente do PL, Arialdo Guimarães, que obteve 702 votos em 2020.

O advogado Sostenes Adiel (Totti Adiel) foi eleito vereador em 2020, pelo PSC com 476 votos, Totti é pré-candidato a deputado federal, por esse motivo, ele pediu licença do cargo de vereador para se dedicar a disputa por uma das oito vagas do Amazonas na Câmara Federal. A vaga de Totti na Câmara de Itacoatiara está sendo assumida por Nádia Holanda (PSC), primeira suplente do partido que teve 331 votos na última eleição. Outros vereadores também estão como candidatos nas eleições de 2022, mas não abriram mão das atuais cadeiras.

O vereador Robson Siqueira (PV), eleito em 2020 com 1.133 deve ser o próximo a ceder a cadeira de vereador ao seu suplente. Robson havia sido cassado pela Câmara de Itacoatiara em 21 de setembro de 2021, pelo acúmulo indevido de cinco cargos em órgãos públicos, sendo eles: um mandato de vereador em Itacoatiara, dois cargos de médico na Prefeitura de Silves (generalista e plantonista), um cargo de médico em empresa que presta serviços para UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Itacoatiara e um cargo de 3° sargento na Polícia Militar do Amazonas.

Apenas uma liminar o sustentava no cargo de vereador, no processo judicial, Siqueira obteve liminar favorável concedida em plantão, mas no mérito o entendimento da maior parte do colegiado foi pela ausência de ilegalidade na condução dos trabalhos da Câmara, e de que a concessão da segurança significaria invasão à esfera de atuação do Poder Legislativo Municipal. As Câmaras Reunidas do Tribunal de Justiça do Amazonas negaram segurança ao vereador de Itacoatiara. A decisão dos desembargadores foi por maioria, em julgamento finalizado na sessão do dia (27/07), no processo n.º 4007081-12.2021.8.04.0000, seguindo o voto do desembargador Flávio Pascarelli, em consonância com o parecer ministerial. Fábio Cavalcante Miquiles, também do Partido Verde (PV), deve assumir a vaga deixada por Robson Siqueira. Miquiles obteve 538 votos no último pleito.

A “Dança das Cadeiras” deve continuar na Câmara de Itacoatiara, uma vez que 5 dos 17 vereadores estarão disputando novos cargos nas eleições de 2022. Os vereadores Dib Barbosa (Republicanos); Renata Tenório (PCdoB) e Robson Siqueira (PV) já tiveram seus nomes referendados em convenções partidárias para como candidatos a deputados estaduais. O vereador Totti Adiel (Patriota) e a vereadora Andréia Mara (Avante) são candidatos ao cargo de Deputado Federal. Caso sejam eleitos, os vereadores deixaram as vagas para seus suplentes, causando mais uma rodada da ‘dança das cadeiras’ na CMI.