Rússia multa Twitch por suposto vídeo com informações falsas

A Rússia multou a plataforma de streaming Twitch nesta 3ª feira (16) em 2 milhões de rublos (aproximadamente R$ 168 mil na cotação desta 3ª feira). Um tribunal russo considerou que a plataforma hospedou um vídeo com informações falsas sobre crimes de guerra em Bucha, na Ucrânia. As informações são da agência de notícias Reuters.

O Twitch, popular entre jogadores de videogame, é acusado pela justiça russa de não remover um vídeo de 31 segundos de uma moradora de Bucha. O conteúdo, no entanto, não foi especificado.

Além da plataforma, o Kremlin já havia multado o Google em 21,1 bilhões de rublos, o equivalente a R$ 2 bilhões, por “falhas repetidas” na remoção de informações reconhecidas como proibidas pelo governo russo, como a guerra na Ucrânia.

CÓDIGO PENAL RUSSO – Em 4 de março de 2022, Vladimir Putin sancionou uma lei que pune quem divulgar “informações falsas sobre as Forças Armadas” com até 15 anos de prisão e criminaliza o jornalismo independente. A utilização da palavra “guerra” em noticiários é proibida e a invasão à Ucrânia deve ser chamada de “operação militar especial”.

Com informações Poder 360