PSDB e PROS entram com ação para impugnar candidatura de vice de Amazonino Mendes

O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) entraram com uma ação de impugnação à candidatura do candidato Darcy Humberto Michiles, no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas. Neste ano, Michiles disputa como vice-governador de Amazonino Mendes (Cidadania).

Na ocasião, o candidato ao governo do Amazonas, Henrique Oliveira (Podemos) pediu à Justiça Eleitoral que negue o registro de candidatura de Michiles, justificando que o mesmo se tornou inelegível após ser condenado pelo Ministério Público do Amazonas, em 1º e 2º instâncias, por improbidade administrativa enquanto era gestor público. Após essa condenação, Michiles foi obrigado a devolver R$ 72.681 aos cofres públicos.

O candidato a vice foi acusado após o uso excessivo de diárias, o que causou prejuízo financeiro ao Estado do Amazonas, tendo favorecido terceiros de forma direta com desvio de dinheiro. Inconformado com o veredito, Michiles ainda chegou a recorrer da decisão, mas o pedido foi negado, por unanimidade, pelos desembargadores integrantes da da Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, em 25 de novembro de 2019.

Somado a isso, nos autos do processo, Henrique Oliveira relembra que Michiles foi investigado, entre outras coisas, por enriquecimento ilícito. “Estas condutas se referiam a ‘indevidas despesas contraídas com concessão de passagens aéreas e diárias para deputados e servidores, no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, no período de outubro de 1996 a fevereiro de 1997”, ressaltou Oliveira.

Após o recebimento do pedido, a relatora do caso, a desembargadora Carla Maria Santos dos Reis, intimou Darcy Humberto Michiles a se manifestar sobre a ação de impugnação na noite de ontem, sexta-feira (26).